A Cultura está VIVA e se manifesta na rua

Amigos riachoantonienses, falar de Cultura é falar da nossa gente, é falar de alegria, de vitalidade, de vivacidade, de força, de vigor mesmo em meio à crise, não perdemos o brilho e o encanto.

A cultura está VIVA e se manifesta na rua.

Sabemos que a nossa Cultura Nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.  Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.  A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares, e com a Cultura de nossa Cidade não é diferente.

É uma preocupação do Prefeito OFILA, que o nosso Município desenvolva suas atividades artístico-culturais, e para isso, deu a incumbência ao Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Erick Ramalho, para conduzir e orientar os trabalhos voltados à Cultura.

Durante esse ano de 2017, a Secretaria de Cultura realizou e fez também parcerias com outras secretarias, no intuito da realização de vários eventos culturais em nossa Cidade, entre eles:

ABRIL/2017

• 39ª Encenação da Paixão de Cristo – 15 de abril, em parceria com a FAVIL.
  • Festa de Emancipação Política em 29 de abril, (23º aniversário); com toda uma Programação Cultural, e atrações: Filipe Santos; Naldo santos & Neto Costa; e durante todo dia eventos culturais com apresentação do grupo de idosos do CRAS e grupo de Dança infantil, além de cortejo com a fanfarra jovem pelas ruas da cidade. Além da 1ª Feira de Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa, que reuniu bastantes artesãos e artistas populares.

MAIO/2017

• 12 de maio: Café Especial para o DIA DAS MÃES, em frente ao CRAS, com distribuição de brindes e sorteios, e animação de Naldo Santos, com Organização da Assistência Social e a parceria da secretaria de Cultura.

JUNHO/2017

• 16 de junho – Abertura da Casa do sanfoneiro – Com os “Coroas do Forró” – Momento oportuno para os talentos da terra mostrarem o seu talento.
  • 20 de junho – “Os Coroas do Forró” – Quadrilhão e Concurso de Danças.
  • 25 de junho – Festa social – (Santo Antônio); Felipe Santos, Gitana Pimentel, Naldo Santos & Neto Costa, e Os Coroas do Forró.
  • 28 de junho – São João no Sitio – Comunidade Tanque Raso, com a Banda Lendas da Paixão e Trio de Forró.

AGOSTO/2017

• 22/08/2017 – Mês da Juventude
  • Palestra realizada na câmara de Vereadores, e teve como tema: “Politicas Publicas de juventudes, comunicação em Redes Sociais”. Palestrante: Iago Sarinho. Um momento oportuno e de participação da juventude. Na ocasião, Várias apresentações culturais com grupo de dança do CAISCA Infantil e grupo da Melhor idade.
  • Coordenação: SEC. Cultura, Assistência e Saúde.

SETEMBRO/2017

• Desfile cívico (excepcionalmente em 16/09); com apresentações culturais de grupos de dança como CAISCA, dos idosos e infantis e Nove Bandas de Fanfarras das fanfarras convidadas além da nossa fanfarra abrilhantando o desfile.
  • Participação de Nove bandas de fanfarras de vários municípios

NOVEMBRO/2017

• Teatro de Rua. Apresentação dia 24, XIV mostra SESC Ariús, com o Espetáculo circo do K’OS: Os Clássicos da Palhaçaria.
  • Projeto Cinema Itinerante – Cinema na Praça, dia 29. O evento foi uma parceria das secretarias de Cultura e Assistência Social, com a realização da Prefeitura.  O evento aconteceu na Praça Terezinha Barbosa, em frente ao CRAS de nossa Cidade.

DEZEMBRO/2017

• 01 de Dezembro – Inauguração da Iluminação Natalina, com destaque a ornamentação da Praça Santo Antônio; Abertura da Casa de Papai Noel, Apresentação Musical com o Ministério de Música Enviados por Deus.
  • 06 de Dezembro – às 18: 30 h – Cine CRAS – Especial de Natal – Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 08 de Dezembro – Programação recreativa com parquinho de diversão para as Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 15 de Dezembro – às 18 h – Chegada de Papai Noel – Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 20 de Dezembro – Auto de Natal do CRAS – com diversas apresentações Culturais. Fanfarra, CAISCA, Grupo de Teatro, Escola de Balé, Grupo do Serviço de Convivência.

Parabéns ao Secretário de Cultura Erick Ramalho, pelo empenho e contribuição para com a nossa Cultura. Com o apoio do Prefeito OFILA a Secretaria de Cultura, conseguiu durante esse ano de 2017 realizar todos esses eventos, e as motivações para a realização de mais eventos no próximo ano, que já estamos à porta, são muitas! A Cultura não está morta! Ela está VIVA e atuante.