Gestão 2017/2020

A Cultura está VIVA e se manifesta na rua

 

Amigos riachoantonienses, falar de Cultura é falar da nossa gente, é falar de alegria, de vitalidade, de vivacidade, de força, de vigor mesmo em meio à crise, não perdemos o brilho e o encanto.

A cultura está VIVA e se manifesta na rua.

Sabemos que a nossa Cultura Nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.  Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.  A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares, e com a Cultura de nossa Cidade não é diferente.

É uma preocupação do Prefeito OFILA, que o nosso Município desenvolva suas atividades artístico-culturais, e para isso, deu a incumbência ao Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Erick Ramalho, para conduzir e orientar os trabalhos voltados à Cultura.

Durante esse ano de 2017, a Secretaria de Cultura realizou e fez também parcerias com outras secretarias, no intuito da realização de vários eventos culturais em nossa Cidade, entre eles:

ABRIL/2017

  • 39ª Encenação da Paixão de Cristo – 15 de abril, em parceria com a FAVIL.
  • Festa de Emancipação Política em 29 de abril, (23º aniversário); com toda uma Programação Cultural, e atrações: Filipe Santos; Naldo santos & Neto Costa; e durante todo dia eventos culturais com apresentação do grupo de idosos do CRAS e grupo de Dança infantil, além de cortejo com a fanfarra jovem pelas ruas da cidade. Além da 1ª Feira de Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa, que reuniu bastantes artesãos e artistas populares.

MAIO/2017

  • 12 de maio: Café Especial para o DIA DAS MÃES, em frente ao CRAS, com distribuição de brindes e sorteios, e animação de Naldo Santos, com Organização da Assistência Social e a parceria da secretaria de Cultura.

 

JUNHO/2017

  • 16 de junho – Abertura da Casa do sanfoneiro – Com os “Coroas do Forró” – Momento oportuno para os talentos da terra mostrarem o seu talento.
  • 20 de junho – “Os Coroas do Forró” – Quadrilhão e Concurso de Danças.
  • 25 de junho – Festa social – (Santo Antônio); Felipe Santos, Gitana Pimentel, Naldo Santos & Neto Costa, e Os Coroas do Forró.
  • 28 de junho – São João no Sitio – Comunidade Tanque Raso, com a Banda Lendas da Paixão e Trio de Forró.

AGOSTO/2017

  • 22/08/2017 – Mês da Juventude
  • Palestra realizada na câmara de Vereadores, e teve como tema: “Politicas Publicas de juventudes, comunicação em Redes Sociais”. Palestrante: Iago Sarinho. Um momento oportuno e de participação da juventude. Na ocasião, Várias apresentações culturais com grupo de dança do CAISCA Infantil e grupo da Melhor idade.
  • Coordenação: SEC. Cultura, Assistência e Saúde.

 

SETEMBRO/2017

  • Desfile cívico (excepcionalmente em 16/09); com apresentações culturais de grupos de dança como CAISCA, dos idosos e infantis e Nove Bandas de Fanfarras das fanfarras convidadas além da nossa fanfarra abrilhantando o desfile.
  • Participação de Nove bandas de fanfarras de vários municípios

 

NOVEMBRO/2017

  • Teatro de Rua. Apresentação dia 24, XIV mostra SESC Ariús, com o Espetáculo circo do K’OS: Os Clássicos da Palhaçaria.
  • Projeto Cinema Itinerante – Cinema na Praça, dia 29. O evento foi uma parceria das secretarias de Cultura e Assistência Social, com a realização da Prefeitura.  O evento aconteceu na Praça Terezinha Barbosa, em frente ao CRAS de nossa Cidade.

            DEZEMBRO/2017

  • 01 de Dezembro – Inauguração da Iluminação Natalina, com destaque a ornamentação da Praça Santo Antônio; Abertura da Casa de Papai Noel, Apresentação Musical com o Ministério de Música Enviados por Deus.
  • 06 de Dezembro – às 18: 30 h – Cine CRAS – Especial de Natal – Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 08 de Dezembro – Programação recreativa com parquinho de diversão para as Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 15 de Dezembro – às 18 h – Chegada de Papai Noel – Parceria das Secretarias de Assistência Social e Cultura.
  • 20 de Dezembro – Auto de Natal do CRAS – com diversas apresentações Culturais. Fanfarra, CAISCA, Grupo de Teatro, Escola de Balé, Grupo do Serviço de Convivência.

Parabéns ao Secretário de Cultura Erick Ramalho, pelo empenho e contribuição para com a nossa Cultura. Com o apoio do Prefeito OFILA a Secretaria de Cultura, conseguiu durante esse ano de 2017 realizar todos esses eventos, e as motivações para a realização de mais eventos no próximo ano, que já estamos à porta, são muitas! A Cultura não está morta! Ela está VIVA e atuante.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support